sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Reprodução do Gavião (Accipiter nisus) no Parque Natural de Sintra-Cascais.



Este ano depões de algumas horas de procura por um ninho de Gavião (Accipiter nisus) encontrei um local com dois juvenis já fora do ninho, a piar num pinheiro a chamar os progenitores.
Esta descoberta foi um acaso, pois decidi ir à ultima hora por um local onde já tinha observado esta espécie a sobrevoar o local e tive sorte, pois foi a primeira vez que observei juvenis ainda perto do local onde nasceram. O local é inacessível e ainda bem, pois não consegui ver o ninho nem o pinheiro onde o construíram.
Esta espécie não é fácil de observar, por vezes aparece a sobrevoar a Serra de Sintra, e nas minhas observações tenho vários locais onde já o observei, mas raras são as vezes que o vejo pousado.
Foi um momento especial observar duas crias em boas condições, espero que tenham sorte e cheguem a adultos.
No último Atlas das Aves Nidificantes de Portugal - Assírio & Alvim esta espécie aparece como reprodutor confirmado na encosta Norte da Serra de Sintra e como nidificação possível na encosta Sul da Serra de Sintra, por isso confirma a minha experiência com esta espécie que não é fácil de encontrar, talvez não procure nos locais onde ele é residente ou  tenho que fazer mais esforço, neste caso mais horas de observação, mas isso não é fácil pois só vou observar aves aos Sábados da parte da manhã.