domingo, 27 de novembro de 2016

Cabo Raso

O Cabo Raso é um dos melhores locais para observar aves marinhas na região de Lisboa. No site Aves de Portugal podemos obter mais informação, http://www.avesdeportugal.info/sitcaboraso.html sobre o local e também que aves podemos observar ao longo do ano.
Esta ZPE do Cabo Raso http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000/resource/docs/zpe-cont/PTZPE0061-Cabo-Raso.pdf é muito importante para para diversas aves marinhas e em particular para  o Alcatraz-do-norte (Sula bassana) que inverna em grandes quantidades nestas águas marinhas em frente ao Cabo Raso e também ao longo da costa de Cascais, como podemos ver numa fotografia mesmo na Baía de Cascais.
Na última fotografia podemos ver um Alcatraz-do-norte (Sula Bassana) imaturo que na sua primeira migração, algo não correu bem e acabou por morrer vindo parar às rochas junto ao Cabo Raso. É uma pena que haja mortalidade nesta e noutras espécies pois hoje em dia a pressão que o ser humano exerce sobre a biodiversidade está a causar graves danos no meio ambiente.