segunda-feira, 22 de julho de 2019
Gavião / Sparrowhawk (Accipiter nisus) no Parque Natural de Sintra-Cascais. 2019
Mais um ano observo juvenis de Gavião (Accipiter nisus) acabados de sair do ninho nos últimos dias.
Foi mais uma observação fascinante e que me faz cada vez mais percorrer as encostas da Serra de Sintra à procura tanto esta espécie como o Açor (Accipiter gentilis), são aves de rapina fascinantes com hábitos florestais, sendo a sua observação difícil.
Por vezes passo horas na Serra de Sintra sem uma única observação e neste caso foi um momento, para mim sem palavras.
O Gaviao (Accipiter nisus) depois de muitas horas e anos de procura, consegui detetar o local de reprodução e também um ninho, mas nos últimos dois anos só acabo por observar os juvenis quando saem do ninho. O local é incessível e ainda bem.
Mais informações sobre as observações em outros anos aqui: Setembro 2017 e Agosto 2018
PS: esta última nota vai para a reprodução do Açor (Accipiter gentilis) que mais um ano não consegui detetar o local de reprodução, a ultima vez foi no ano 2017, desde essa data o ninho foi abandonado e a zona também.
A Serra de Sintra cada vez tem mais pressão humana e também com a conservação que fazem durante a época de reprodução acaba por afastar a ave para outros locais, é triste que assim seja, pois certas instituições fazem muitas atividades na Serra sem pensar que existem aves de rapina que precisam de locais de caça para alimentar as suas crias e que nesta fase a procura e necessidade de alimento duplica pelo menos.