terça-feira, 22 de julho de 2014

Passeio no Galeão (Pinto Luísa) da iniciativa da JM TRAVEL & TOURISM no Rio Sado - Alcácer do Sal

O passeio começou no centro da cidade de Alcácer do Sal, na margem esquerda do Rio Sado perto da ponte pedonal.O passeio foi na embarcação "Pinto Luísa". Este galeão em tempos foi utilizado no transporte de sal.
Aqui fica o link da C.M. Alcácer do Sal :
http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Visitar/passeiossado/Paginas/default.aspx
Mesmo no centro de Alcácer do Sal apareceu esta Águia-calçada (Aquila pennata) a sobrevoar a embarcação como que a dar as boas vindas aos visitantes.
A Cegonha-branca (Ciconia ciconia) é uma ave muito abundante no concelho de Alcácer do Sal.
O Colhereiro (Platalea leucorodia) apesar de ser uma espécie invernante, também é possível observar nesta altura do ano ao longo das margens do Rio Sado.
 A Garça-real (Ardea cinerea)  é comum ao longo do percurso.
Ao longo da margem direita é possível observar várias espécies de aves a tentar alimentar-se, neste caso são Garças-reais (Ardea cinerea) e Colhereiros (Platalea leucorodia).
Nesta altura é possível obsevar vários bandos de Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus) a tentar alimentar-se tanto na margem do Rio Sado como nos tanques de antigas salinas.
 A Margem esquerda nos tanques das antigas salinas é o local onde o Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus) encontra tranquilidade para se alimentar durante a maré alta.
A meio do percurso realizou-se uma prova de vinhos da Herdade do Cebolal.
Um bando de aves na sua maioria Pernilongos (Himantopus himantopus), espécie muito característica das salinas.
Vegetação característica deste local, aqui na margem esquerda do Rio Sado.
Fiquei surpreendido com a quantidade de Ibis-preta (Plegadis falcinellus) ao longo do percurso. Apareceram vários bandos a sobrevoar o Rio Sado tanto no sentido de Alcácer do Sal como no sentido de Setúbal.
O comboio Intercidades em direcção ao Algarve.
 A sobrevoar o local a grande altitude passou esta Águia-sapeira (Circus aeroginosus), não é muito comum voar a esta altitude.
O Carraceiro (Bubulcus ibis) é uma espécie que aparece ao longo do percurso.
 A determinada altura do percurso apareceu este Garajau-grande (Hydroprogne caspia), penso que é esta espécie devido ao bico forte avermelhado com ponta preta e também por causa da parte inferior das asas escuras. Esta espécie é migradora de passagem neste local.
Esta Ibis-preta (Plegadis falcinellus ) sobrevoou mais próximo a embarcação.
Nos canaviais é possível observar o Arcebispo (Euplectes afer), esta espécie é originária de África os primeiros registos datam da década de 1980 (Aves de Portugal - Helder Costa).
O passeio terminou com o regresso a Alcácer do Sal, foi um passeio muito agradável ao longo do Rio Sado.
Alcácer do Sal é uma cidade com um património natural, cultural e histórico muito interessante, onde podemos percorrer a história desde a idade do ferro até aos nossos dias, podemos observar toda esta história nos achados arqueológicos expostos no espaço museológico - Cripta Arqueologica.
Para mais informações sobre passeio contactar José Melo - jose.mello@sapo.pt