terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Jardim de Oeiras final da tarde

Esta bonita Coruja-do-mato (Strix aluco) estava a descansar no final da tarde, não se assustou com a minha presença. Estas fotografias já têm alguns dias, mas só hoje consegui actualizar o blog depões de uma grande gripe. É o segundo ano consecutivo que observo esta espécie na mesma árvore em Janeiro.
Estorninho-preto (Sturnus vulgaris) espécie abundante no local.
O Pato-real (Anas platyrhynchos) é uma ave bastante comum no local, aqui com um indivíduo com uma coloração diferente da habitual.
Melro-preto (Turdus merula) ave graciosa que nesta altura do ano pousado num local canta bastante, talvez porque a época da nidificação se avizinha.

 O Periquito-rabijunco (Psittacula krameri) nesta época do ano já tenho observado casais, a voar juntos, a pousar em locais próximos de buracos a experimentar o local e também como se pode observar nas duas últimas fotografias o macho está a alimentar a fêmea. Este comportamento está relacionado com a época da nidificação que se aproxima.
Pombo-torcaz (Columba palumbus) espécie que frequenta o jardim, desta vez pude observar o comportamento de alguns indivídios que se alimentavam dos rebentos das árvores, uma vez que a Primavera se aproxima.
 A Garça-real-comum (Ardea cinerea) costuma aparecer ao longo da Ribeira da Lage um indivíduo em solitário.
Aqui fica uma fotografia do final da tarde.
Nota: também tenho observado o Goraz (Nycticorax nycticorax) todas os Domingos que passo pelo local e a última vez dia 2/2/14 estavam pousados a descansar dentro da copa das árvores 4 indivíduos.