sábado, 4 de agosto de 2018

Juvenil de Gavião / Sparrowhawk (Accipiter nisus) no Parque Natural de Sintra-Cascais - 2018



Voltei hoje a passar pelo local de reprodução do Gavião  (Accipiter nisus) na Serra de Sintra e apesar de estar muito calor para estar no local, tive e sorte mais uma vez de ouvir e ver pelo menos duas crias fora do ninho já voadoras e só dei conta da sua presença pelas suas vocalizações que produzem nesta fase da vida, a chamar os progenitores a pedir alimento.
Esta espécie é bastante discreta na época de reprodução, sendo mais fácil de detetar quando as crias saem do ninho e permanecem no local nas semanas seguintes até abandonarem por completo a zona.
No ano passado só consegui observar as crias fora do ninho no inicio de Setembro , este ano consegui observar o ninho em Maio de 2018 e hoje tive mais uma vez a oportunidade de observar as crias.
Estas observações são fruto de muitas horas de observação e pesquisa desta espécie ao longo de anos na encosta Sul da Serra de Sintra, uma vez que só tenho o Sábado para fazer pesquisa e observação, nos últimos tempos nem ao Sábado consigo passar pela Serra de Sintra, da qual faz parte da minha vida é onde liberto o stress do dia a dia.