quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Observação da Biodiversidade na Ribeira das Vinhas.Parte III

Estas fotografias foram tiradas no mês de Outubro, como se pode observar ainda não tinha o caudal que hoje se pode observar devido às últimas chuvas. Esta parte da Ribeira das Vinhas é a que vai desde esta mensagem http://birdingcascais.blogspot.pt/2014/03/observacao-da-biodiversidade-na-ribeira.html até à ponte da Terceira Circular. Este corredor verde é muito interessante para observar a biodiversidade e poder dar um passeio agradável ao longo da ribeira uma vez que é possível ir praticamente do Mercado de Cascais até à Barragem do Rio da Mula. Esta galeria ripícola ainda está bastante preservada e é uma forma de reter as águas para que não haja cheias.
Como se pode observar nas fotografias ao longo do percurso podemos observar vestígios das habitações, pequenos armazéns de quem trabalhava a agricultura neste local no passado, também podemos observar os calcários com as suas estratificações.
Este corredor verde é uma pena que não esteja ao serviço da comunidade para que qualquer cidadão ou turista possa usufruir.