segunda-feira, 17 de julho de 2017

A pinha do Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) na Serra de Sintra.

De cada vez que vou à Serra de Sintra e observo as pinhas do Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) no chão, fazem-me lembrar memórias da minha juventude no Norte de Portugal, quando me levantava às 6 da manha para ir às pinhas, que serviam para acender o lume nas lareiras no Inverno.
A encosta Sul da Serra de Sintra ainda tem algumas manchas desta espécie, mas as Acácias não dão tréguas e têm vindo a ganhar terreno, os serviços florestais têm vindo a intervir ao longo dos últimos anos para tentar erradicar esta espécie invasora
Mais informação sobre o Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) aqui :http://flora-on.pt/#/1pinheiro-bravo
Sendo uma espécie autóctone e segundo o site Naturlink http://naturlink.pt/article.aspx? menuid=55&cid=3631&bl=1  a sua história : "Fazendo parte da história natural da Península Ibérica, a área de distribuição do Pinheiro-bravo começou a aumentar por intervenção humana a partir dos séculos XII e XIII, principalmente devido à sua utilização na contenção das dunas litorais. A partir do final do século XIX, e principalmente a partir da década de 40 do século XX, a área de pinheiro-bravo aumentou através da expansão para regiões serranas do interior do país." (Naturlink - Ficha do Pinheiro-bravo)