quarta-feira, 21 de maio de 2014

Birdwatching (IV) no Campo de Golfe do Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso na Quinta da Marinha.

Mais um passeio para observar as aves no campo de golfe, desta vez já com as aves em plena época de nidificação.
Da última vez vez que passei pelo campo de golfe encontrei pelo menos três ninhos de Galeirão-comum (Fulica atra ), esta espécie está bem adaptada ao local.
http://birdingcascais.blogspot.pt/2014/04/birdwatching-no-campo-de-golfe-do.html
Este casal da última vez ainda estava na fase de chocagem dos ovos e agora têm 6 crias ainda pequenas.
Este ninho já está abandonado ou então vai ser utilizado, porque da última vez que passei pelo local ainda não existia.
Observei vários Estorninhos-preto (Sturnus unicolor) juvenis a serem alimentados pelos seus projenitores no meio do campo de golfe.
 A Poupa (Upupa epops) também nifidifica no local, no campo de golfe obtem o alimento para levar para as crias que ainda devem estar no ninho.
O Pato-real (Anas platyrhynchos) também nidifica no local, observei duas fêmeas com as crias.
O Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis) penso que também nidifica numa das lagoas, mas é a espécie mais difícil de observar de perto.
Este Galeirão esta a chocar 7 ovos, da última vez ainda estava na fase da postura.
Este casal era o que tinha o ninho no meio da lagoa, acho estranho só terem sobrevivido duas crias. Este comportamento de alimentar as crias e depões virem para um local mais recatado para acasalar é que nunca tinha observado, talvez já estejam a preparar uma nova postura.
Desta vez observei praticamente as mesmas aves, o campo de golfe está cheio de passeriformes a nidificar.A Alveola-branca (Motacilla alba)  também com as crias atrás dela a pedir alimento, a Tordoveia (Turdus viscivorus) a levar alimento para as crias no ninho. O que achei estranho foi não ter observado o Rabirruivo-comum (Phoenicurus ochruros)  a circundar as lagoas.