sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Juvenis de Açor / Northern Goshawk (Accipiter gentilis) no Parque Natural de Sintra-Cascais.

É com grande satisfação que fico ao ver as duas crias de Açor (Accipiter gentilis) pousadas nos ramos de um pinheiro próximo do local onde nasceram, a última vez que tinha observado crias fora do ninho foi em 2014, e nesse ano saíram três crias do ninho.
Esta espécie como é uma ave florestal, tem cada vez mais dificuldades em arranjar um local tranquilo e com as condições necessárias para nidificar, pois a pressão humana na Serra de Sintra é cada vez maior, quase não existe um local onde não passe um ser humano.
No último Sábado passei pelo local e já não os ouvi nem observei, por isso já devem ter abandonado o local de nidificação.
Neste livro Ana Mª López Baceiro - Las aves ibéricas de presa - Consulta de difusión veterinária. Podemos ver a biologia de reprodução desta espécie.

NOTA: esta espécie está classificada como "Vulnerável segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal", no entanto no Parque Natural de Sintra Cascais cada vez tem mais pressão humana, as aves de rapina cada vez têm menos espaço para nidificar e apanhar as suas presas para poderem sobreviver.