sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A Nogueira (Juglans regia L.) já com as nozes no centro de Cascais.

Ao passar junto à ribeira dos Mochos chamou-me à atenção uma Nogueira (Juglans regia) já com o fruto bem desenvolvido que é a noz que está protegida por uma casca verde, que mais tarde sai quando o fruto estiver maduro pronto a colher e a comer.
Esta árvore lembra-me a minha juventude quando depões das aulas da escola primária eu e os meu companheiros passávamos por um local onde existiam nogueiras para as apanhar e comer no local.

"Habitat e ecologia: terrenos húmidos e profundos, desenvolvendo-se bem nos calcários, mas suportando também os siliciosos. Dá-se bem até aos 800m, podendo mesmo chegar aos 1500m. Espécie de média luz. Necessita humidade mas sem encharcar; rega moderada a abundante. Suporta grandes variações de temperatura (até -20ºC), mas é sensível às geadas tardias. A árvore produz químicos que, arrastados para o solo pela chuva, inibem o crescimento de outras plantas debaixo da sua copa, nomeadamente macieiras, membros da família Ericaceae, batatas, tomates. Resumindo, não é a melhor árvore de companhia." Fonte : (http://www.florestar.net/nogueira/nogueira.html)