domingo, 16 de julho de 2017

Nidificação da Gaivota-de-patas-amarelas / Yelow-legged Gull (Larus michahellis) no centro de Cascais - Julho 2017

Depões de algum tempo sem passar pelo centro de Cascais, ontem decidi dar uma volta e observar a Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) que está a nidificar no centro da vila.
No final da tarde o espectáculo das Gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) é enorme pois existem mais de uma dezena de locais onde estão a nidificar, tudo em telhados do centro e muito próximos uns dos outros.Nesta fase as crias já estão grandes muitas quase a dar os primeiros voos, outras um pouco mais atrasadas, a grande maioria dos ninhos tem 2 duas, mas também observei pelo menos dois ninhos com 3 crias em ambos os casos as crias estão bem de saúde e com bastante energia, pois piam muito a pedir alimentos enquanto as que estão próximas do primeiro voo, batem muito as asas como se estivessem a treinar para alguma prova.
Eu só observei uns quarteirões em volta da Igreja dos Navegantes, e deu para ver que na grande maioria dos telhados havia gaivotas, crias a piar ou adultos pousados nas chaminés ou nos locais mais altos a observar o que se passa perto das suas crias.
Nesta altura podemos estar numa esplanada a tomar um copo e a observar as gaivotas na sua rotina da época de reprodução.
Tenho notado este comportamento em anos anteriores e penso que está a aumentar, eu não fui para o lado da Rua Frederico de Arouca mas devem ser mais umas dezenas nesse local assim como noutros bairros de Cascais.
Esta espécie tem vindo a crescer em número pois não tem predador natural, aproveitando bem as infraestruturas que o ser humano constrói, contudo este situação não deve trazer uma boa saúde para os telhados uma vez que os dejectos são muito corrosivos, assim como os restos de comida que devem deixar nos locais, para não falar do barulho que fazem pois alguns locais estão muito próximas de janelas.
Mas enfim as gaivotas têm o mesmo direito à vida que nós seres humanos, temos que viver em harmonia.