terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Alcaide (Stercorarius skua) a sobrevoar o mar junto à Boca do Inferno.

Foi a primeira vez que observei o Alcaide (Stercorarius skua) muito perto de Cascais, mais propriamente em frente à Boca do Inferno e da rocha Nau dos Corvos, esta espécie é mais frequente no Cabo Raso.
No folheto " Onde observar as aves"  http://www.icnf.pt/portal/turnatur/resource/docs-ap/pnsc/av-casc-raso podemos ler "Nau dos Corvos (Boca do Inferno) – a Nau dos Corvos ou Rocha da Nau é uma pequena ilha rochosa situada a este da Boca do Inferno onde é possível observar de perto corvos-marinhos-de-face-branca Phalacrocorax carbo e corvos-marinhos-de-crista P. aristotelis, papagaio-do-mar Fratercula arctica, ganso-patola Morus bassanus, várias espécies de gaivotas e andorinhas-do-mar."(ICNF)
O Rabirruivo-comum (Phoenicurus ochrurus) é uma espécie muito graciosa e sempre atento a quem passa perto ao seu território.
Aqui ficam duas fotografias do local onde o Alcaide (Stercorarius skua) passou a sobrevoar o mar no sentido Sul e também um placar bastante interessante do Cascais Ambiente com uma pequena descrição da biodiversidade que podemos observar no local assim como um pequeno passeio ao longo da costa.