sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Açor / Northern Goshawk (Accipiter gentilis) no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Estas duas fotografias foram tiradas em dias diferentes numa podemos observar um Açor (Accipiter gentilis) adulto a sobrevoar o Parque Natural de Sintra-Cascais num daqueles voos diários que é preciso ter um pouco de sorte e conhecimento da area para observar esta espécie, já me aconteceu estar mais de duas horas num local à espera e nem sinal dele, até parece que não existem na Serra de Sintra. A segunda fotografia parece-me também um Açor (Accipiter gentilis) imaturo, é bastante interessante observar este indivíduo que está a utilizar um território muito próximo do outro adulto e com boa saúde é sinal que correu bem a fase pós saída do ninho e da alçada dos progenitores.
Esta espécie a cada ano que passa cada vez tem mais dificuldade em arranjar um local tranquilo para nidificar, uma vez que a pressão humana é cada vez maior.
A Águia-d'asa-redonda (Buteo buteo) é uma espécie que não parece muito afetada pela pressão humana, pelo menos tenho observado por vezes mais de 4 indivíduos muito próximos uns dos outros. Este indivíduo estava a patrulhar uma zona muito próxima onde existe um local de reprodução, não sei se faz parte do casal que nidifica neste local que eu tenha conhecimento pelo sexto ano consecutivo.