quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A Figueira de folha pequena (Ficus rubiginosa) e as aves no Jardim do Museu do Mar.

Esta Figueira de folha pequena (Ficus rubiginosa) que está presente em alguns locais de Cascais, nomeadamente no Jardim do Museu do Mar, é originária da Austrália.
No site da Câmara Municipal de Cascais http://www.cmcascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/mapa_roteiro_das_arvores_af.pdf
temos um folheto "Roteiro das Árvores de Cascais"
Neste dia estive a observar as aves que pousavam nesta Figueira de folha pequena(Ficus rubiginosa) ao longo de vários minutos reparei que o Mainato-de-poupa (Acridotheres cristatellus) se sente bastante confortável pousado na copa a cantar de uma forma regular, enchendo a árvore com o seu canto.
O Periquito-rabijunco (Psitacula krameri) também procura esta árvore porcausa do seu fruto, mas também podemos observar nas fotografias a comer rebentos ou mesmo as folhas.
A Trepadeira-comum (Certhia brachydactyla) também aparece nesta árvore que deve ser interessante tendo em conta que tem uma grande ramificação, permitindo uma grande procura de insetos e até se confunde com o tronco, devido à sua cor.
Estas foram as espécies que permitiram tirar fotografias, mas posso dizer que observei seguramente mais de dez espécies quase todas ao mesmo tempo pousadas na copa da árvore.