sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Grande bando de Cagarras / Cory's Shearwater (Colonectris diomedea) no Cabo Raso.

No dia 6/10/15 passei pelo Cabo Raso por volta das 10 horas e observei um grande bando de Cagarras (Colonectris diomedea) a passar para Sul, passado mais ou menos meia hora voltaram para Norte sempre muito juntas a sobrevoar o mar, esperei mais uns minutos e até que acabaram por regressar para Sul mas desta vez pousaram no mar mesmo em frente ao Cabo Raso a uns dois a três quilómetros.
Esta situação é semelhante à que encontrei no dia 26/10/13,como se pode observar nesta mensagem
http://birdingcascais.blogspot.pt/2013/10/grande-bando-de-cagarras-corys.html  só que desta vez as aves passaram mais longe e não consegui detetar tantas espécie como nessa data.
A determinada altura passa um Moleiro-do-ártico/Moleiro-pequeno não consegui identificar com segurança esta espécie e as fotografias também não ajudam.
No meio do bando também se encontrava o que penso ser uma Pardela-de-barrete (Puffinus gravis), é a minha primeira observação desta espécie no Cabo Raso.
O Alcatraz-do-norte (Morus bassanus) estava a passar em grandes quantidades e muito próximo de terra.
Já diz o ditado Gaivotas em terra Cagarras no mar.
O Gaivotão-real (Larus marinus) também se pode encontrar, penso que inverna neste local.
Em anos anteriores tenho observado um indivíduo junto ao Cabo Raso e também junto ao Forte de Oitavos como se pode observar nesta mensagem de 14/09/12,http://birdingcascais.blogspot.pt/2012/09/gaivotao-real-larus-marinus.html não sei se será o mesmo indivíduo.