terça-feira, 26 de maio de 2015

Calcários compactos metamorfizados (Calcários de S. Pedro) na encosta Sul da Serra de Sintra.

Estes calcários metamorfizados são do Jurássico Superior (Oxfordiano superior), devem ter mais ou menos 160 milhões de anos (The Cascais-Sintra Area - A Walker's Guide - Martin G. Sirovs) e encontram-se na encosta Sul da Serra de Sintra, próximo do caminho que vai de Almoinhas Velhas até à praia do Abano. É um local com uma vista fantástica para a praia do Guincho e para quem gosta de Geologia este local é muito interessante onde podemos observar as rochas sedimentares calcárias metamorfizadas pelo maciço eruptivo de Sintra.
Muito próximo deste local a paisagem já é diferente é constituída por Granitos.
O Abano e o Guincho com o Cabo Raso mesmo ao fundo da fotografia.
Para quem gosta de caminhar e andar ao livre, está aqui um excelente passeio para fazer sozinho ou acompanhado, garanto que é melhor do que passear num qualquer shopping do país.
Ao longo do percurso podemos observar esta bonita planta Esteva (Cistus ladanifer), nesta fase apresenta uma cobertura que parece que está toda oleada, "é um exsudado de resina aromática" (Cascais-Sintra A Pé Pela Paisagem - Martin G. Sirovs).
A Toutinegra-do-mato (Sylvia undata ) também pode ser observada neste local, observei pelo menos 4 indivíduos e pareceu-me que estavam a nidificar no lugar.
Junto à Ponta da Abelheira podemos observar os calcários da Formação de Mem Martins.
Na encosta da Serra de Sintra podemos observar também os filões ígneos.