quarta-feira, 18 de março de 2015

Época de nidificação do Açor / Northern Goshawk (Accipiter gentilis) no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Depões de várias semanas sem passar pelo local de nidificação do Açor (Accipiter gentilis) no Parque Natural de Sintra Cascais, voltei ao local de nidificação do ano passado e continua tudo igual, não existe sinal do ninho foi todo destruído pelas chuvas, vento etc. Eu já tinha feito referência a esta situação nesta mensagem http://birdingcascais.blogspot.pt/2015/01/acor-northern-goshawk-accipiter.html
Desta vez observei um casal próximo de um ninho que já foi utilizado em anos anteriores, em que o macho piava bastante a chamar a fêmea penso que para acasalar porque já está na altura da postura dos ovos.
Espero que este ano a nidificação corra tão bem como a do ano passado que saíram três indivíduos do ninho. Não sei quantos é que chegam a adultos no entanto é um número interessante para esta espécie.

NOTA: esta espécie está classificada como "Vulnerável segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal", no entanto no Parque Natural de Sintra Cascais cada vez tem mais pressão humana, as aves de rapina cada vez têm menos espaço para nidificar e apanhar as suas presas para poderem sobreviver.