sábado, 25 de outubro de 2014

Cegonha-preta / Black Stork (Ciconia nigra) na Quinta do Pisão - Cascais

Esta Sexta-feira (24/10/14) observei pela primeira vez a Cegonha-negra (Ciconia nigra). Esta espécie não é caracteristica desta região e porque estamos no tempo da passagem migratória, talvez tenham arriscado experimentar este local. Observei dois indivíduos vindos do lado da Penha Longa passando por cima da Quinta do Pisão indo na direcção da barragem do Rio Mula, não sei se pousaram nesse local.
Já não visitava este local desde Março como se pode ver nesta mensagem http://birdingcascais.blogspot.pt/2014/03/quinta-do-pisao-parque-natureza-cascais.html
A Quinta do Pisão é um local interessante onde se pode observar uma grande diversidade de passeriformes.
A quinta está cheia de passerifomes nomeadamente Petinha-dos-prados (Anthus pratensis), a Cotovia-dos-bosques (Lullula arborea) é uma espécie que se houve o canto ao longo dos caminhos. Desta vez pareceu-me ouvir o canto da Cotovia-escura (Galerida theklae).
A Águia-d'asa-redonda (Buteo buteo) é uma ave de rapina que aparece a patrulhar a quinta em busca de presas.
Duas gerações de ovelhas.
Deta vez fiquei surpreendido com a quantidade de espécies de borboletas presentes ao longo dos diversos habitas da Quinta do Pisão. Esta é uma borboleta Charaxes jasius, é uma das maiores borboletas que observei e também muito bonita.
Borboleta Lasiommara megera.
Borboleta Polyommatus bellargus é uma pequena borboleta mas muito bonita.
Esta borboleta parece-me uma Leptotes pirithous.
Observei mais espécies mas não consegui obter fotografias para uma melhor identificação.
Observei dezenas desta Libelinha Trithemis annulata ao longo dos caminhos da Quinta do Pisão.
 
Mais um passeio agradável nesta paisagem fabulosa da Quinta do Pisão. Este local é interessante para uma visita em qualquer estação do ano. O que me surpreendeu foi a passagem das duas Cegonhas-pretas (Ciconia nigra). Os pequenos passeriformes característicos deste tipo de habitat florestal animam os percursos com os seus voos e cantos por entre a vegetação ou pousadas nas vedações.
Aqui fica um pequeno testemunho daquilo que se pode observar neste local, como não sou adepto de listagem de aves, penso que fica o essencial.