terça-feira, 18 de março de 2014

Quinta do Pisão - Parque Natureza - Cascais, neste início de Primavera.

Depões de algum tempo sem passar por a Quinta do Pisão, verifiquei que está melhor. Aqui ficam algumas fotografias dos placares informativos da autoria do Nuno Farinha.
Para quem nunca passou pela Quinta do Pisão, acho que chegou a altura de a visitar porque merece mesmo a pena, tanto para quem gosta de andar de bicicleta, a pé, em familia ou sozinho a observar a fauna e a flora do local que é muito interessante.
O Açor(Accipiter gentilis) é uma das aves de rapina que pode ser observada no local, quando passar por a Quinta olhe para o céu que pode ter a sorte de a observar.
Nesta fase têm andado a cortar os Eucaliptos o que eu acho bem, o ideal era substituir esta espécie por pinheiros ou outras espécies autoctones. A época do corte é que não é o mais indicado tendo em conta a reprodução das variadas espécies que existem no local, como por exemplo as aves que estão a iniciar a época da nidificação.
A Primavera já se faz sentir.
Os Burros Lanudos são uma presença agradável no local.
As Ovelhas também estão presentes.
O Gavião (Accipiter nisus) também aparece no local.
O campo está muito florido com grande variedade de cores o que torna o espaço mais apelativo para passear.
 Na Quinta existem duas lagoas esta é a mais pequena.
 As borboletas estão presentes esta parece-me uma Gonepteryx cleopatra.
 Esta é a lagoa maior é comum observar vários casais de Pato-real (Anas platyrhynchos) no local.
A paisagem para a Serra de Sintra é espectacular, com os Granitos salientes no topo dos montes devido à erosão a que estas rochas plutônicas estão sujeitas ao longo do tempo.
Ao longo do percurso podemos observar muitas espécies de aves a grande maioria Passeriformes.